Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

You need to upgrade your Flash Player to version 10 or newer.

Assisti a um documentário sobre Andy Warhol, ilustrador comercial e artista plástico de sucesso, ícone do movimento pop-art nas décadas de 50, 60 e 70. Filho de imigrantes eslavos paupérrimos, doente desde a infância, carregava problemas de pele que, descolorida, o deixavam com aparência esquisita, – quase um ET. Perdeu os cabelos aos 20 anos, usava perucas horríveis, tinha baixíssima autoestima e por causa disso não conseguia se relacionar sexualmente  …




Analogia – é a semelhança entre coisas diferentes. Por exemplo, “a aprendizagem está para a mente como a luz está para o olho, possibilitando a descoberta de coisas escondidas”. A analogia é entre “aprendizagem” e “luz”. • Símile – estabelece um paralelo entre duas coisas que, embora diferentes, tem uma forte similitude, geralmente usando, por exemplo, as palavras “como” ou “tal qual”. Uma comparação poética e imaginativa. • Metáfora –  …




Ao assistir os documentários da série Chef`s Table do Netflix, percebi que uma característica se destaca nos trabalhos dos profissionais apresentados: momentos de extrema concentração. É bonito observar quando entram neste estado de graça, pois em meio ao caótico e barulhento labor das suas cozinhas aparentam estar a sós no mundo, alheios a qualquer ruído que possa lhes desviar a concentração. Em transe, as mãos se movimentam com precisão, paciência  …




Há tempos, dirigi um documentário sobre os imigrantes que ajudaram a construir o Paraná. Durante a montagem do filme, ao escolher cenas de uma dança folclórica polonesa, percebi: essa dança, cuja simbologia mítica é agradecer aos deuses por boas colheitas, tem sentido apenas lá, em seu lugar de origem, na região onde foi criada. Aqui em nosso estado, por mais bonita e representativa que seja, não nos toca diretamente. Só  …




  – Não pinto uma parede em um dos meus restaurantes sem antes conversar com as pessoas. Assim falou esses dias o proprietário de uma rede de cantinas em uma entrevista para uma revista de negócios. Há algum tempo já havia lido, em outra entrevista, o mesmo empresário contar como havia começado a sua famosa rede de restaurantes italianos: ele fez a primeira cantina – estava indo mais ou menos  …




Já é clichê visual há muito tempo (1926) uma lâmpada acessa como símbolo de uma boa ideia. A imagem surgiu pela primeira vez no gibi O Gato Felix, que usava símbolos do balão dos seus pensamentos como utilitários; assim um ponto de exclamação virava bastão, de interrogação um patim, uma lâmpada acessa virou uma ideia. Outra curiosidade é que o nome do personagem vem do gênero do animal gato doméstico:  …