Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Vivemos mergulhados em histórias e nem nos damos conta disso. Há muito tempo pesquiso a força das histórias na construção e defesa de marcas. Tenho batido e rebatido este assunto em minhas palestras e em vários artigos. Criei uma palestra especialmente dedicada a este tema, onde falo da importância da contação de histórias nas empresas. São as histórias que criam o senso de pertencimento. Muita gente me pergunta: “Mas como faço para me tornar um bom contador de histórias?” – Faça cursos, leia livros que falam do assunto, pratique muito, freqüente grupos de contadores de histórias e escute os bons contadores. Hoje, já existem bons cursos sobre o assunto. É preciso primeiro um trabalho de sensibilização, depois conhecer as técnicas, o uso da entonação, da voz, da pausa e, principalmente, ter um bom estoque particular de histórias. Elas te ajudarão na hora de se comunicar ou vender uma idéia ou conceito. Bem, muitas dessas informações estão em alguns dos meus artigos que postarei aqui no meu blog. Aproveito para indicar alguns livros e chamar a atenção de quem tem filhos pequenos ou netos. Contem histórias para eles. O cineasta alemão Wim Wenders no belíssimo filme de João Jardim e Walter Carvalho “Janela da Alma” faz um belo depoimento sobre o assunto: “Na hora em que se conta uma história para uma criança, o importante não é propriamente a história que está sendo narrada, o importante é o momento em que você está com a criança contando-lhe a história. Isto vai lhe trazer segurança, conforto, senso de propósito, pertencimento e, principalmente, sentido”.

“A humanidade precisa tanto de histórias, quanto de pão.”

Walter Benjamin – filósofo alemão

Você poderá gostar também de: