Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Campanha para civilizar viagens aéreas.

Torne nossa vida mais fácil


  1. Não coloque e não permita colocarem bagagens nos bancos das salas de espera. Banco foi feito pra gente sentar e não para depósito de bagagem de mão.

  2. Sempre que possível, faça check-in antecipado ou procure as máquinas de auto atendimento.

  3. Na hora do embarque obedeça e faça obedecer a ordem das filas. Primeiro os portadores de necessidades especiais, as gestantes e os idosos, depois o pessoal que vai para o fundo do avião e por ultimo os da frente. Fácil, rápido e inteligente. Por que você não obedece a essa ordem? Fila de check-in também tem prioridades – gestantes, idosos, portadores de necessidades, crianças de colo – primeiro.

  4. Nas aeronaves tipo “lata de sardinha” – (quase todas hoje em dia) – mesmo podendo, não recoste sua poltrona, isto vai infernizar a vida do passageiro do banco traseiro. Não faça ao outro aquilo que não queres que façam a ti.

  5. Não se levante tão logo o avião parou. Não tem sentido. Espere sentado sua vez de descer. Todos descerão um dia.

  6. Não fale alto ao celular. As pessoas não querem saber dos seus negócios e problemas. E, cuidado, os concorrentes podem estar ouvindo os seus negócios.

  7. Não leve muita bagagem. Com certeza você não vai precisar da metade do que leva.

  8. Não leve muita bagagem a bordo, nem malas grandes. Ver malas e malas entrando nos compartimentos dá claustrofobia.  Numa turbulência elas poderão cair na tua cabeça.

  9. Na hora de pegar sua bagagem na esteira não é necessário ir à família toda. Só uma pessoa já basta para pegar a bagagem, os outros ficam de longe.

  10. Ao entrar na aeronave não fique em pé no corredor. Sente-se não atrapalhe o fluxo de entrada dos passageiros.

  11. Identifique a sua mala. Escreve seu nome em etiquetas dentro e fora da mesma. Na hora de pegá-la na esteira, olhe bem para ver se a bagagem é sua mesmo antes de levá-la.

Retuite esta idéia – acrescente suas opiniões.


Você poderá gostar também de:

  • Caro Eloi, assim como você, tenho tantas horas de aeroporto quanto de vôo; as regras comentadas são boas quanto TODOS fazem sua parte. Incluo o seguinte: Quem não tem conexão sai por último da areronave, se alguém da fileira tem que sair antes, saem todos, pessoas com muitas sacolinhas (madames) deveriam ir para o fundo do avião (plano de milhagem de sacolas), pessoas com pouca bagagem na frente, gordos no corredor (please), e os comissários de bordo não deveriam embaralhar as bagagens de cabine querendo ajudar os que chegam atrasados. Quem chega primeiro na sala de embarque não deveria ter que correr para a fila, alias para que fila? Normalmente quando viajamos sem bagagem de mão não nos importa em que ordem entrar no avião; tem mais uma: se viajar pela american airlines corra na frente por que eles vendem com overbooking, pegue sua poltrona já……