Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

O desafio dos administradores não é controlar as pessoas, mas  inspirá-las a levar seus dons, criatividade, iniciativa e paixão para o local de trabalho – empresa.

As  questões  são:

>  Como criar senso de propósito e valores que irão inspirar as pessoas  a  trazer esses dons de casa para o trabalho todos os dias?

> Muitos são criativos em casa, mas ao “baterem o ponto” deixam a criatividade fora do ambiente de trabalho. Culpa de quem: do funcionário ou dos administradores que não fazem outra coisa a não ser travar a criatividade daqueles que trabalham para eles?

> Excesso de controle e burocracia tolhe a criatividade.

>O trabalho precisa ter significado.

> Em uma economia criativa você tem trazer todos para a sua empresa, tentando abrir o processo da inovação, tornar os clientes parceiros e funcionários apaixonados.

> Não trabalho para essas empresas, mas parece que são exemplos de lugares criativos e bons para se trabalhar: Apple – Google- Natura, Pixar…

> Nas grandes empresas em que trabalhei (Bamerindus e  O Boticário) sempre tentei oferecer aos meus amigos colaboradores ambientes criativos e gostosos de trabalhar. Acho que consegui.

Você poderá gostar também de:

  • MH2O quer Frentes Criativas de Trabalho como resposta ao avanço do Crack

    O Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (MH2O) defende a adoção de Frentes Criativas de Trabalho para a Juventude como forma de combater a violência, o avanço do Crack e de outras drogas, o desemprego e o extermínio dos jovens. A idéia é simples e se apóia na Economia Criativa para gerar uma grande mobilização de talentos jovens para formar outros jovens, reduzir déficits sociais em comunidades e possibilitar emprego e renda para aqueles que não conseguem acessar o mercado de trabalho.

    O que são as Frentes Criativas de Trabalho?

    O Poder Público deve convocar jovens para atuar segundo seu talento na redução de déficits sociais;

    Os Jovens Criativos apresentam um plano de trabalho;

    Assinam um contrato de trabalho para executar o plano;

    O Governo deverá pagar uma bolsa para os jovens;

    As Frentes deverão ser temáticas e focadas na redução de déficits sociais;

    O jovem Criativo deverá dividir seu tempo entre o trabalho criativo, a educação e cursos profissionalizantes ofertados pelo Poder Público;

    Os jovens deverão atuar na formação cultural, esportiva e cidadã de outros jovens, repassando seus conhecimentos e socializando seu talento com a comunidade.

    Quem são os jovens Criativos?

    Artistas;

    Produtores Culturais;

    Desportistas;

    Empreendedores Sociais;

    Ambientalistas;

    Estudantes;

    Ativistas de causas sociais (LGBTT, Negros, Mulheres, Direitos Humanos, Idosos, Crianças e Adolescentes, Economia Social, etc).

    Os Produtos Criativos

    Peças de Teatro;

    Eventos;

    Oficinas

    Shows;

    Campeonatos e Torneios Esportivos;

    Escolinhas;

    Monografias e trabalhos acadêmicos;

    Projetos Sociais;

    Qualificação Profissional;

    Formação Cidadã;

    Mobilização Social;

    Desenvolvimento Local;

    Formação de platéia;

    Vídeos e documentários;

    Lazer.

    O MH2O está em Campanha para conquistar a adoção das Frentes Criativas de Trabalho e para tanto pretende apresentar projeto de iniciativa popular na Assembléia Legislativa do Ceará, e incentivar outras organizações e movimentos a fazer o mesmo nas Câmaras de Vereadores e nas Assembléias de outros Estados.

    Faça você também (Passo a passo)

    Conquistar jovens, artistas e membros do Hip Hop para apoiar a campanha;

    Lançar materiais de divulgação (Camisetas, adesivos, plotters, etc) da campanha;

    Pautar a imprensa com a divulgação da Campanha;

    Conquistar espaço em programas de rádio e televisão para a Campanha;

    Parcerizar com ONGs e Movimentos e Escolas para coletar assinaturas para o projeto de iniciativa popular das frentes Criativas;

    Lançar ofensiva nas redes Sociais contra o extermínio da juventude e pela adoção das Frentes Criativas de Trabalho;

    Sensibilizar o Poder Público e cobrar seu engajamento no apoio á Campanha;

    Realizar plenárias nas comunidades para divulgar a campanha e coletar assinaturas;

    Realizar shows e apresentações artísticas e esportivas para divulgação da Campanha;

    Mobilizar as torcidas Organizadas dos times de futebol para o apoio a Campanha e a coleta de assinaturas;

    Realizar passeatas e atos em defesa da adoção de frentes Criativas de Trabalho para a Juventude.

    Quem cuida de nós, somos nós mesmos!