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Assistindo ao jogo Brasil x Escócia vi o técnico Mano Menezes fazer um gesto com a mão levando-a para perto do ouvido, abrindo e fechando os dedos.

Com isso ele queria dizer aos seus jogadores: “conversem mais, conversem mais” – sinal imediatamente interpretado pelos comentaristas de que os jogadores não estavam conversando entre si para ajustar as jogadas. O Brasil havia acabado de perder um gol de uma bola cruzada porque um jogador se adiantou e tirou a bola do companheiro, melhor colocado.

Vi outra vez o Gordon Ramsay, chef do programa Cozinha dos Infernos, instruir o pessoal de um restaurante: “mantenham a conversa sempre”.

No dia-a-dia dos nossos trabalhos, conversar com os parceiros sobre o andamento dos mesmos é fator primordial para se chegar a um final com sucesso.

É conversar sobre o trabalho mesmo e não conversa à toa, jogada fora. Dar retorno sobre o que fazemos é uma das maiores considerações que podemos oferecer ao outro, seja um cliente, seja um parceiro que trabalha na mesa ao lado. E isso pode ser de uma forma simples como passar um e-mail  ou um relatório.

Para essa conversa, sugiro que ambos combinem fazer uma pauta antes, isto é, ir anotando o que têm a ajustar e discutir. E de vez em quando se reúnam para trocar as informações.

Juro que dá certo.

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