Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Há algum tempo fui ver uma exposição na OCA em São Paulo, uma retrospectiva de Picasso. A exposição era em ordem cronológica, isto é, começava com um quadro que ele pintou aos 14 anos – um bispo em sua vestimenta púrpura. Obra academicamente perfeita e acabada. Já mostrava a genialidade que viria. A exposição, muito bem montada, apresentava as diferentes fases do artista e as suas inclusões na cerâmica, no ferro, em esculturas, papel e colagem. Terminava de modo maravilhoso quase que desconstruindo a sua arte.

Recentemente, visitei uma exposição muito bem montada sobre os cartuns do Solda, na Sociedade Duque de Caxias. A sensação foi a mesma, pois ambos os artistas mostraram a coerência das suas vidas e, dentro dessas vivências, a qualidade incontestável dos seus traços e inteligência. Ver o conjunto do trabalho do cartunista reforçou-me a frase de outro mestre, o Akira Kurosawa: “Todo artista deve ser intransigente com a sua arte”.

O nosso amigo Solda sempre foi assim. Não se dobrou a modismos e às exigências da publicidade e do marketing e graças a esse proceder foi ao longo do tempo refinando o traço, a picardia e lapidando a sua já apurada ironia. Solda faz aniversário hoje, que faça sempre muitos aniversários, que nos brinde cada vez mais com suas frases, desenhos e seu refinado senso de humor. Solda, é muito bom tê-lo como amigo.

Eloi Zanetti

Você poderá gostar também de: