Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Exercer o trabalho de marketing é estar atento à realidade o tempo todo, observando detalhadamente o que está acontecendo no “círculo ao nosso redor a todo o instante – circunstância”.

Reproduzo o aforismo do mestre Baltazar Gracian e escrevi comentários pessoais sobre o assunto.

Primeiro leia o aforismo depois a consideração.

Viver de acordo com as circunstâncias.

Dominar, argumentar e tudo o mais deve ser feito no momento certo. Faça as coisas enquanto pode porque o tempo e as oportunidades não esperam ninguém. Não viva segundo generalidades, a menos que se trate de agir com virtude e não peça ao desejo que siga regras precisas, pois amanhã terá de beber da água que desprezou hoje.

Há alguns tão impertinentes que paradoxalmente exigem que as circunstâncias se adaptem a seus próprios caprichos, ajudando-os a se sair bem, em vez do contrário. Mas os sensatos sabem que o guia da prudência está em se portar de acordo com a ocasião.

 

Meus comentários

 Esteja atento

Erramos muitas vezes porque não prestamos a devida atenção ao que está acontecendo ao nosso redor. É o caso das situações familiares, as quais, por olharmos rapidamente, não as vemos direito. Deveríamos parar e examiná-las por mais tempo e com mais atenção. A situação familiar parece uma repetição de algo que já aconteceu, daí não prestarmos a devida atenção. A intimidade provoca julgamentos descuidados.

 

Prestar atenção tem um custo

A atenção requer uma reação ativa e energética a cada situação, às pessoas e aos elementos que dela fazem parte. É impossível prestar atenção e ser passivo ao mesmo tempo.

Não olhe – veja.

Não escute – ouça.

Devemos treinar focar nos detalhes. As pequenas coisas não devem ser ignoradas.

continua em um post futuro…

Você poderá gostar também de:

  • cristiano

    maravilhoso texto… uma lição de vida de atenção e cuidado! Obrigado!