Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Não deixe passar em branco a oportunidade de comemorar as conquistas do seu time.

Fonte: Endeavor

Está cada vez mais difícil manter bons funcionários trabalhando conosco por longo tempo. Vendedores de loja, por muito pouco, mudam de patrão. Profissionais bons são raros e recebem ofertas constantes para mudar de casa. Como alguns, ao sair, levam para a concorrência uma expressiva clientela, é mais barato tentar mantê-los. Além disso, a reposição por outros de igual competência e valor custa caro, leva tempo e significa vendas perdidas. Uma forma de retê-los é criar o hábito de reconhecer publicamente seu trabalho, comemorando as conquistas dos profissionais e do grupo. Isso ajuda a enfatizar e destacar a visão da empresa e de seus valores, além de criar autoestima e senso de pertencimento – somos todos uma grande família.

As comemorações devem ser realizadas em reuniões divertidas e motivadoras e as pessoas que forem receber premiações deverão realmente ser merecedoras de algo. Não crie ambiente falso, que é a pior coisa que você poderá fazer para sua equipe. Não privilegie ninguém que não mereça; em muitos casos é melhor deixar que o grupo escolha seus premiados e até ajudar no sistema de premiação e reconhecimento. Não seja miudeiro quanto a este assunto: se for pra fazer mal feito e com pobreza de estilo, é melhor não fazer nada.

Bolos, espumantes ou aquele churrasquinho no final de semana para comemorar boas vendas, atingimento de metas, lançamento de produtos, campanhas ou a conquista de novos territórios e clientes, fechamento de contratos importantes não devem ser considerados despesas, mas investimentos no moral da equipe. Não deixe passar em branco a oportunidade de comemorar as conquistas do seu time. Shakespeare já dizia: nossos elogios são nossos salários.

E, para ilustrar, uma história do povo Inuit – esquimós que vivem na calota polar ártica: sempre que conseguem uma caça, pulam e vibram de emoção, saem gritando e comemorando a vitória da caça. Dizem que fazem isso porque a deusa da caça pode ficar furiosa caso eles não comemorarem, e esconderá os animais na próxima vez que saírem para caçar.

Você poderá gostar também de: