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É difícil, mas devemos nos acostumar  a prestar contas e dar feedback sobre aquilo que combinamos com os outros

Quando assumimos um compromisso com alguém é importante informá-lo constantemente sobre o andamento dos trabalhos, seja na forma de telefonemas, visitas ou e-mails. Se não fizermos isto a pessoa pensará que não a levamos em consideração e que não estamos interessados no trabalho a ser realizado.

Por isso, é importante criar o hábito de fixar lembretes para tudo àquilo que está incompleto ou não processado em nosso dia-a-dia. Esta atitude irá aprimorar a qualidade de nossa comunicação, melhorar os relacionamentos pessoais/profissionais e proporcionar bem estar mental. Só coloque na agenda aquilo que você for realmente fazer – ações são diferentes de desejos. 

Assuntos profissionais, sejam eles quais forem, precisam ser administrados e necessitam de acompanhamento. Por isso, todos os nossos acordos, conosco mesmo ou com terceiros, precisam ser decididos de forma consciente. Pergunte sempre quando for se comprometer com algo: “Isto tem alguma lógica?”

Não percebemos de imediato, mas pagamos um alto preço na forma de sentimentos negativos quando prometemos algo e não cumprimos, quando quebramos um trato ou um compromisso com alguém, quando não damos respostas, finalizamos ou atrasamos a  entrega de trabalhos sob nossa responsabilidade.

Inconscientemente esses compromissos estacionam na nossa “caixa de entrada” e ficam incomodando. Por isso, cuidado, antes de assumir compromissos:

  • Só faça acordos ou promessas de forma consciente;
  • Se assumir, cumpra os acordos e as promessas;
  • Se for atrasar ou deixar de cumprir, renegocie antes.

Quando as pessoas com quem negociamos ou interagimos perceberem que processamos, organizamos e damos satisfação sobre aquilo que combinamos, elas começarão a confiar mais em nós.

 

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