Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Há 20 anos, no ECO92, a primeira reunião no Rio sobre meio ambiente, fizemos um anúncio para a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza  falando das queimadas na região Amazônica. A história foi assim: tínhamos a ideia de usar a tecnologia “scratch e sniff” – “raspe e cheire”, isto é, uma película onde uma gelatina aprisiona um cheiro qualquer, raspando-a é liberado.

Queríamos que se sentisse o terrível cheiro de fumaça de uma floresta sendo queimada. As páginas do anúncio teriam que ser impressas na Itália, vir para o Brasil e ficar à disposição naEditora Abril para que na sexta-feira fossem encartadas na Veja. O departamento comercial da editora fez os cálculos e tudo ficaria muito caro. Desistimos. Um dia, conversando com o Thomaz Souto Côrrea, um dos manda-chuvas da Abril, na época, falei dessa idéia e que a descartamos porque havia ficado muito caro. Ele retrucou: “Não, a idéia é muito boa, vamos recalcular e fazer este anúncio. O único problema é se acontecer um fato muito importante, a morte do Papa, por exemplo, então o anuncio caí.” – Os cálculos foram refeitos, a logística montada às pressas e o anúncio saiu, justamente no dia da abertura ECO 20. O resultado foi espantoso, ganhou diversos prêmios, inclusive o melhor anúncio do ano – Premio Abril. A criação da W-Brasil foi primorosa: “O Boticário apresenta a essência mais cara da Amazônia. E a única que cheira mal.” – uma foto da Renata Falzoni com a floresta sendo queimada e na outra página o raspe e cheire liberando o terrível cheiro de mato queimado. Quando os departamentos comerciais e editorias dos veículos colaboram com as ideias dos clientes e das agências, podem sair bons projetos.

Anúncio Boticário Desmatamento

Você poderá gostar também de: