Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Já participei de centenas de seminários e convenções e conduzi outros tantos workshops e reuniões de brainstorm. Sempre aparecem dúvidas sobre a diferença entre os tipos de reuniões. Aqui vai uma ligeira explicação.

Workshop ou oficina

Reunião de trabalho envolvendo vários profissionais para discussão de determinado assunto ou para desenvolvimento de determinada técnica. As pessoas envolvidas opinam, sugerem e debatem para chegar a uma solução satisfatória. É necessário alguém com experiência para conduzir o processo.

Seminário

Este termo provém de sua raiz “sêmen” vinvivine significa disseminação de conhecimentos. São comuns no meio acadêmico, especialmente quando um expert vem expor suas novas descobertas em seu campo de estudos. No meio empresarial, quando um “guru” de economia ou administração é convidado a apresentar suas teses.

Convenção

Reunião de pessoas com atividades semelhantes e/ou trabalham no mesmo ramo de atividade, por exemplo: uma convenção de distribuidores, vendedores, expositores, fabricantes de uma rede industrial ou de serviços.

Brainstorm

Técnica de geração de idéias desenvolvida por Alex Osborm a pedido da Marinha dos Estados Unidos para desenvolver armamentos. Significa literalmente “tempestade cerebral”. Consiste em reunir um grupo de pessoas em torno de um tema, deixando que produzam o maior número possível de idéias, sem qualquer crítica, por mais absurdas que elas possam parecer. Para a reunião ser mais produtiva é necessário alguém com experiência para conduzir o processo.

 

Você poderá gostar também de: