Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Do meu livro Administração Futebol & Cia – escrito em parceria com o saudoso Rogério Gusso

As batalhas são ganhas pelos generais, não pelos soldados.

Provavelmente pela relação apaixonada do torcedor brasileiro com o futebol, e também pelo nosso imediatismo, no Brasil a palavra estratégia quase nunca é relacionada ao futebol. As discussões quase sempre ficam em torno dos aspectos táticos. No entanto, a cada dia fica mais difícil conquistar campeonatos importantes sem pensamento estratégico.

A estratégia adotada atualmente pelos grandes times de futebol pode revelar aos administradores de empresas alguns pontos fundamentais. O primeiro deles é: leve em conta o maior número de variáveis que puder. Porque um time de futebol não pode jogar sempre do mesmo jeito. Então, a regra número um é adaptar-se às condições de jogo ao longo do campeonato.

Para desenhar o esquema tático do seu time num jogo específico, o técnico vencedor analisa todos os fatores que possam influenciar o resultado, à luz do plano estratégico traçado. Quanto mais perguntas ele se fizer, mais condições ele terá de vencer a partida. O jogo é “em casa” ou no estádio adversário? Será decisão, ou um jogo de classificação? Preciso poupar meus jogadores mais importantes para a próxima partida, que é decisiva? Um empate é suficiente? E por aí vai…

Outro ponto importante para qualquer estratégia é: desenhe-a de forma definitiva e mude assim que achar que deve. No futebol, o melhor exemplo disso acontece quando um time precisa apenas do empate para conquistar um campeonato ou classificação para uma próxima fase. O técnico monta uma estratégia defensiva sólida, que pode ser totalmente modificada com um simples gol do time adversário. De um momento para o outro, a equipe deve passar a privilegiar o ataque e não a defesa.

Nas empresas, muitas vezes esta necessidade de mudança estratégica não é tão fácil de perceber, mas a simples consciência de que os planejamentos poderão sofrer ajustes já é um bom começo. A estratégia do futebol pode reforçar ainda outro aspecto fundamental para a visão estratégica das empresas: a análise criteriosa e isenta da concorrência, ou dos times adversários. No futebol atual, muitos técnicos dispõem de auxiliares especializados em observar as outras equipes que disputam o campeonato, reunindo informações detalhadas sobre cada um deles. Assim, na hora de estabelecer sua tática de jogo, o técnico pode encontrar meios de anular as principais jogadas e tirar proveito dos pontos fracos do adversário.

[Originalmente postado em  mai de 2011]

Você poderá gostar também de:

  • Jorge

    Boa Tarde Elói, aonde posso encontrar seu livro : Administração Futebol & Cia para comprar.

    Atenciosamente,

    Jorge Luiz Neves