Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Empresas falam muito de inovação, mas cerceiam o processo impondo regras aos seus funcionários e dificultando a comunicação entre eles. Especialistas dizem que a inovação acontece na cantina de empresa, no elevador ou na volta para casa quando algumas pessoas pegam caronas umas com as outras. São nesses ambientes, onde as pessoas se sentem mais soltas é que ocorrem a comunicação e a possibilidade da troca de experiências e de trabalhos. Para haver criatividade é preciso que haja livre conectividade entre as pessoas. Para cada “gênio solitário” existem milhares de invenções “coletivas” – isto é, as inovações acontecem com a soma das informações circulantes. Cada vez me certifico mais da importância da comunicação no ambiente empresarial. Otávio Augusto, imperador romano tinha razão: “A comunicação é trabalho para generais.”, isto é para estrategistas.

 

Você poderá gostar também de:

  • Gloecir

    É isso Elói, concordo plenamente, acabo de ler "Miopia Corporativa" do Richard Tedlow da HBS onde ele cita Allan Cohen que sugere que devemos responder positivamente à pergunta; "as conversas particulares que ocorrem depois das reuniões são mais francas e honestas que as discussões promovidas durante o encontro? Isso porque, segundo ele, "O nível de energia costuma ser maior, todos falam sobre o que não foi dito e não durante uma reunião" Consequentemente é o ambiente propício para surgir idéias inovadoras.

  • eloi zanetti

    Grato Gloecir pela colaboração. Sempre acreditei que "aquilo que não é dito, principalmente em pesquisas e em negociações é mais importante do que aquilo que foi dito. Cabe a nós perceber, intuitivamente o que não foi falado.