Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Tenho ouvido queixas em quase todos os encontros com empresários e nos mais diversos setores: “A fidelização à empresa não existe mais, ficou difícil segurar alguém no emprego. Aumentar salários não adianta muito, a escassez de mão de obra é geral.” A queixa vai de engenheiros, médicos e técnicos de alto padrão, a vendedores, costureiras e pedreiros. Salvo os espertinhos que vivem à custa do seguro desemprego, para aqueles que levam o trabalho a sério, existem alguns procedimentos que poderão retê-los à sua causa.

A aplicação é simples, vamos ao primeiro:

Reconheça a competência do outro

Pessoas gostam de ser reconhecidas pelos trabalhos que realizam. Se alguém trabalha com você por meses e meses e nunca ouviu uma palavra sua, ou de algum diretor valorizando ou reconhecendo o trabalho que executa é mais do que justo que ela vá para outra empresa na primeira oportunidade que encontrar. Por isso, habitue-se e faça com que seus diretores e gerentes comecem a reconhecer a competência daqueles que trabalham para vocês. É simples, ao observar um funcionário realizando algum trabalho bem feito, fale alguma coisa, diga o quanto você aprecia o modo como ele realiza a sua obra. E ao falar, fale dos detalhes quase imperceptíveis sobre o estilo de trabalho que ele executa, por exemplo: “Gosto da maneira cuidadosa como você trata esta máquina.” Ou “Fiquei observando e vi como você é atento aos pequenos detalhes no trato com os nossos clientes.” Verá imediatamente o rosto do outro se iluminar, fruto da auto-estima em alta e, com certeza ele vai melhorar ainda mais as tarefas que executa. Se fizer isso na frente de outros, o efeito será ainda mais forte.  Auto estima é coisa séria. A soma de diversos reconhecimentos de competências tornará o ambiente mais saudável, com funcionários mais dispostos, produtivos e com certeza a qualidade total aumentará.

Você poderá gostar também de: