Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

A maior motivação é dar significado ao trabalho

Quando trabalhava como diretor de marketing de O Boticário, muitas vezes, principalmente quando as circunstâncias estavam difíceis, ia dar uma volta pela fábrica. Ficava olhando as pessoas na linha de produção e dizia para mim mesmo: “Preciso fazer com que o frasco deste perfume, que está passando agora pelas mãos daquela operária, seja vendido. É minha obrigação, pois vendendo esse frasco estarei garantindo o seu emprego que por sua vez garantirá o pagamento das suas contas, a continuidade dos seus filhos na escola, a compra da sua casa própria, etc.” Em pouco tempo voltava a compreender o sentido do meu trabalho: vender e gerar empregos. Retornava mais animado para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Patrões reclamam da falta de mão de obra, que seus funcionários ficam pouco tempo no emprego, que são mercenários e trocam de empresa, muitas vezes por diferenças pífias. Com certeza, perdem colaboradores porque se esquecem de valorizar um dos maiores motivos do trabalho – o significado da ação laboral.

Aquele que realiza um trabalho de forma trivial não tem ideia do quanto a sua ação significa para o contexto geral, para a empresa e para a sociedade. O ato de cuidar da manutenção de uma máquina, ajudar na embalagem de um produto ou preparar um procedimento médico pode significar o sucesso ou o fracasso de uma empreitada.

Cristo estava certo ao cunhar a parábola dos três obreiros que talhavam pedras. Para um, era apenas empilhar pedras, para outro a construção de uma parede e para aquele que entendia que estava construindo uma catedral o significado era imenso.

De vez em quando faça com que aquele que trabalha com você enxergue o quanto a sua tarefa é significativa. Faça-o perceber a importância daquilo que realiza na sequência dos processos e no acabamento final da obra. Faça-o ver que sua colaboração, por mais modesta que seja, ajuda a manter o emprego de todos e produz benefícios indiretos à sociedade. Estimule por meio de palavras e ações a se engajar na causa da empresa. Trabalhamos com mais entusiasmo quando sabemos o porquê do trabalho a ser realizado. Quando um funcionário percebe o quanto aquilo que produz é reconhecido e tem significado, sua auto-estima aumenta e ele nem pensa em mudar de emprego.

Você poderá gostar também de:

  • Pati Vasconcelos

    Genial!

    É uma pena que poucas empresas tenham a consciência da importância de cada funcionário, individualmente, ou até mesmo de seus funcionários, como um todo.

    O que mais vemos são pessoas trabalhando por uns trocados (geralmente nem tão bons assim, mas necessários), insatisfeitos, desvalorizados, menosprezados… por obrigação (ou medo do incerto), mais que por escolha… sem qualquer ligação com a empresa…