Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Em uma brilhante entrevista ao Fantástico, o Papa Francisco, falou sobre a necessidade de a Igreja voltar a ter uma comunicação humana com a população e não uma comunicação de papel. Disse que a verdadeira comunicação requer proximidade, inclusive fazendo gestos de embalo e aconchego como se ninasse uma criança. Sua fala foi uma verdadeira aula para nós – comunicadores. Precisamos realmente nos aproximar e conversar mais com aqueles para quem necessitamos dizer algo. Durante anos, ficamos preocupados com as teorias, ferramentas e técnicas da comunicação na  tentativa de inventar novas formas de realizar o nosso trabalho e nos esquecemos do essencial, a conversa tête-à-tête. A entrevista me fez lembrar a fala do presidente da GoreTex, considerada a empresa mais criativa dos Estados Unidos em 2011. “É na cantina e na carona para casa que acontece a verdadeira comunicação na empresa”, disse.

 Cercados de manuais e regras de bom proceder, não saímos mais das nossas estações de trabalho para circular pelos ambientes que gerenciamos. Fala-se de engajamento e motivação, mas estes só acontecem quando há comunicação direta com os interlocutores e as devidas respostas, de tempos em tempos, sobre o trabalho que estão realizando e se houver pequenas premiações, como o reconhecimento e o elogio, melhor. As pessoas precisam ser ouvidas.

Papéis e caminhos eletrônicos como e-mail, twitter e faceboock ajudam a dar freqüência, suporte e reforço à comunicação, mas não criam a intimidade necessária. Podem até chegar aos alvos, mas o sinal chega fraco. A proximidade, a reunião informal e o boca a boca é que são os caminhos mais eficientes.  O Papa se foi e ficaram as suas lições de simplicidade e boa comunicação.

Você poderá gostar também de: