Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

Saber começar bem um livro é a metade do caminho

O primeiro parágrafo deve dizer tudo sobre o que virá a seguir. O autor deve, ao começar a história, introduzir o protagonista e a sua essência, já delineando o cenário e o contexto. Veja o que falam dois autores sobre este assunto. O escritor israelense O Amos Oz até publicou um livro sobre o tema: “O início da história.” Onde fala de grandes começos da literatura. Vejam o que ele fala sobre o assunto:

 “Na realidade, quem não passou pela experiência horripilante de sentar-se à frente de uma página em branco, com sua boca sem dentes sorrindo arreganhada para você: “Continue, vamos ver se você consegue me tocar”. Uma página em branco é realmente uma parede caiada sem nenhuma porta ou janela.”

O começo do Mugido do Trem – livro de Nilson Monteiro

Nilson Monteiro conseguiu um primor de introdução à sua obra. Seu primeiro parágrafo já vale o livro todo. Ele te arrebata na primeira página e vai te conduzindo por um cipoal de memórias e nos conta sob uma forma diferente o que foi o norte do Paraná – o sofrimento do seu povo. Normalmente quando falamos da ocupação deste espaço, falamos das grandes fortunas, dos aventureiros, dos negócios, louvamos o Norte como uma epopéia. Nilson nos fala das famílias que ficaram à margem da história, dos verdadeiros pés-vermelhos, mesmo porque quem ganhou dinheiro andava de bota. Nilson nos fala das dificuldades, das famílias, dos trabalhos rudes, dos dramas assistidos e vividos pelas crianças – muitas vezes ele próprio – Em cada canto do nosso estado, pela sua diversidade, existem milhares de histórias a serem catadas e contadas. Precisamos de mais “Nilsons Monteiro” para nos dizer quem somos na realidade.

Você poderá gostar também de: