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Se precisar, deixe que o outro pense que a ideia é dele

Muitas vezes já sabemos as ideias e as soluções para os problemas em nosso ambiente de trabalho. A maneira mais fácil de vende-las aos outros e conseguir adesão para implantá-las é fazer com que o grupo responsável pelo assunto “tenha as ideias que você já teve”. É muita pretensão chamar as pessoas e dizer: “Olha! Isto deve ser resolvido assim, assado…” – impondo às mesmas as nossas ideias. Quando conduzo reuniões, oficinas ou workshops com vendedores, normalmente, pela minha experiência, já sei o que deve ser mudado, implantado ou tirado, mas jamais digo a eles o que deve ser feito. Vou apresentando os problemas – que eles já haviam indicado, por meio de perguntas prévias – e buscando as soluções que eu já sabia serem as mais adequadas. Ao fazer com que o grupo tenha ideias para as soluções dos problemas comuns, conseguimos dos mesmos adesão à causa e as mudanças serão implantadas com muito mais facilidade, afinal as ideias foram deles e não de alguém da diretoria, gerência ou de fora. A não ser que você crie algo muito importante, que vá impactar a humanidade ou trazer muito dinheiro, não faz mal nenhum deixar que o outro pense que a ideia é dele.

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