Blog do Eloi Zanetti – Consultoria, Palestras e Artigos de Marketing, Criatividade e Vendas

Blog do publicitário e escritor Eloi Zanetti. Consultoria, palestras, artigos e tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas. Curitiba – PR | Rua Senador Saraiva 78 | Telefone 3026-0222

  • RSS
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail

You need to upgrade your Flash Player to version 10 or newer.

Bom senso na internet é sempre bom! “O uso da internet aproxima as pessoas, mas muita gente ainda não tem noção sobre o que deve ser divulgado, e como escrever. É comum a falta de respeito, cortesia ou bom-senso. As principais dicas para quem usa a internet com inteligência e bons resultados.” Participei sábado do CBN Debate juntamente com Ana Artigas, Ricardo Engelbert, Carlos Alberto Jayme e Roberta Canetti. Você  …




Se existe gente irritante é o empatador de filas. Aquele cara que, para nosso desgosto, encontra sempre uma maneira de se postar três ou quatro lugares à nossa frente. Ele é tão chato que jamais se posta depois de nós, sempre dá um jeito de chegar antes na fila, só para nos irritar. Há dias, numa fila de panificadora, lá estava ele: um jovem senhor com duas crianças; pelo comportamento,  …




Do livro de James Webb Young – Técnica para Produção de Idéias – Editora Nobel Certo dia, no meu ultimo ano como executivo de uma agência de propaganda em Chicago, recebi um telefonema do gerente de publicidade de uma revista bem conhecida. Ele perguntava se podia me visitar, pois tinha um assunto importante para tratar. Logo depois chegou ao meu escritório resfolegando. -Temos uma reunião hoje – disse ele –  …




A minha Curitiba. Ajudei a realizar este filme. Divulguem, especialmente para o pessoal de fora. Direção Carlos Deiró Texto: Penca Supervisao: Eloi Zanetti Locução: Luis Mello Cliente: Instituto Municipal de Turismo – aprovação Juliana Vosnika Ps. O vídeo também foi feito em inglês e espanhol. Seguem os links de acesso: INGLÊS: http://youtu.be/c6HFFes-BhE ESPANHOL: http://youtu.be/R7I6uQnBuZI




A Caixa, ao fazer 150 anos, fez um belíssimo vídeo sobre os escravos e as conquistas de alforria. A arte brasileira da contação de histórias veio das antigas negras (mucamas) que contavam histórias para as crianças nas fazendas na hora de dormir. Daí nasceram as histórias da Cuca, do Boi Tatá, do Saci Perere, etc. Devemos aos nossos descendentes africanos a arte da contação de histórias. Quero repartir com vocês este  …




Amanhã, terça feira, às 7 horas da matina, estarei na Radio 91/Rock para debater com meus amigos Roberta Canetti e Eduardo Guy de Manoel o tema “viciados em iPhone, Facebook, twitter e Youtube” Mandem até hoje – final do dia – as suas histórias e opiniões para ajudar o nosso debate.




Empresas são seres orgânicos, administrados por seres orgânicos humanos e por isso sujeitos a falhas. Não existe empresa perfeita e, se existisse, seria inviável porque custaria muito caro. Administrar um ambiente corporativo é uma luta eterna, arruma-se de um lado, desarruma-se do outro. E com tantos afazeres e complexidades é comum acontecerem erros. Responsáveis é que não aparecem, pois nestes ambientes é raro que se faça o mea culpa. O  …




Final do ano passado:  muito trabalho e sem tempo para escrever. Sintetizei algumas lembranças sobre o fantástico ambiente da comida. Frases e histórias imortais. Algumas clássicas, outras quase caídas no esquecimento. Neste primeiro post sobre o tema, disponibilizarei as frases que mais me chamaram a atenção: Frases Uma feijoada só é realmente completa quanto se tem uma ambulância de plantão. – Stanislaw Ponte Preta Bom restaurante é aquele em que  …




O filósofo alemão Walter Benjamin dizia que o mundo precisa tanto de histórias quanto de pão. E é isso mesmo. Empresas e produtos também devem ser hábeis em inventar e contar histórias. Chegam ao mercado diariamente milhares de produtos, muitos deles habilmente desenhados, mas quantos carregam consigo uma boa história? Só fazer o produto não basta. É preciso que ele e a empresa sejam hábeis em explicar a sua existência  …




Há um componente no trabalho da comunicação empresarial que não pode ser pesado, medido ou apalpado – só percebido. É a sutileza. Sem dúvida, a maior força da comunicação. Com ela se pode quase tudo. O profissional experiente, quando constrói uma linha de comunicação para uma empresa, sabe dosar esse tempero. Aqueles que recebem uma mensagem bem elaborada podem até não percebê-la de imediato, só sentir os seus efeitos e  …